Elizabeth Gould

Elizabeth Gould

Ilustradora naturalista

O legado de Elizabeth Gould como ilustradora zoológica do século XIX é impressionante. Durante uma carreira de onze anos, ela desenhou, litografou e pintou mais de 650 pranchas, em sua maioria para as obras do taxidermista John Gould. Criou 80 ilustrações para  a obra “A Century of Birds from the Himalaya Mountains" (1830-32), 380 pranchas para "The Birds of Europe" (1832-36), a maioria das 36 pranchas da "Monograph of the Trogons" (1834-36), 24 pranchas para "Monograph of the Ramphastidae" (1834), 50 pranchas para "Viagem do HMS Beagle" (1838), 20 pranchas para "Icones Avium" (1838), 120 pranchas para "Synopsis of the Birds of Australia" (1837-38), 18 pranchas para “A synopsis of the Birds of Australia and the Adjacent Islands" ('placas canceladas') (1838) e 84 pranchas para "Birds of Australia" (1840-1848), além de um número não especificado de desenhos originais e outros não reconhecidos de aves da Austrália.

Nessa edição do Avistar homenageamos a ilustradora Elizabeth Gould, um nome muitas vezes esquecido na história da ornitologia. Elizabeth não esteve no Brasil, mas ilustrou uma série de pranchas sobre os trogons, tucanos e araçaris da América do Sul. Elizabeth foi casada com John Gould, um dos mais importantes naturalistas do século XVII.

"Foi com sentimentos do mais puro carinho que me aventurei, na edição fólio [Birds of Australia], a dedicar esta bela ave à memória de minha falecida esposa, que por muitos anos laboriosamente me auxiliou com seu lápis, me acompanhou até a Austrália e se interessou alegremente por todas as minhas atividades"

John Gould

Gouldian Finches,

named for Elizabeth Gould, from The Birds of Australia. Illustration: Elizabeth Gould/Public Domain

É no entanto uma ironia o fato de que o nome comumente associado a este lindo pássaro seja o de John Gould, coletor, ornitólogo e produtor de textos, e não o de sua homenageada, a talentosa mas esquecida artista zoológica, Elizabeth Gould.

Texto adaptado de "Elizabeth Gould" by Melissa Ashley in https://exhibits.lib.ku.edu/exhibits/show/gould/about/elizabeth_gould

 

The Birdman’s Wife

Um livro de Melissa Ashley

Uma mulher obscurecida pela história volta ao lugar onde pertence . . .

Elizabeth foi uma mulher à frente de seu tempo, equilibrando as exigências de sua vida artística com os papéis de esposa, amante, ajudante e mãe de uma família crescente de filhos. Em uma era de ouro de descobertas, sua arte deu vida maravilhosa a centenas de espécies exóticas novas, incluindo os famosos finches das Galápagos de Charles Darwin.

Em The Birdman's Wife, a jovem ingênua que se apaixona por um gênio exigente e ambicioso se torna uma mulher, uma artista e uma aventureira corajosa que desafia a convenção embarcando em uma expedição difícil e arriscada para coletar e ilustrar a "curiosa" avifauna da Austrália.

 

Veja o livro