inscreva-se

Das mortes de aves de origem antrópica, a colisão com vidraças é a segunda mais importante em termos globais - só perde para a progressiva destruição de habitats – e está fortemente correlacionada com o declínio da população mundial de aves. Nos Estados Unidos, estimativas da American Bird Conservancy apontam para um número entre 300 milhões e 1 bilhão de aves mortas todos os anos. No Brasil o assunto começa a despertar interesse, apesar do incipiente conhecimento disponível; pois são poucos os estudos focados no dimensionamento desse ofensor na população de aves do país. Mesmo assim, algumas cidades já aprovaram legislações restringindo o uso de vidros em edificações. 
O COA-POA e a SAVE Brasil, através desse evento virtual, querem trazer o problema à discussão, para tentar conhecer, entender e avaliar a sua dimensão no Brasil. Querem também promover a sensibilização da população, apresentar alternativas técnicas e medidas legislativas para reduzir a mortandade de aves por colisão com edificações

programa

18h00 - O problema da colisão de aves em vidraças

causas e dimensões do problema com base em pesquisas

Christine Sheppard, Diretora do Programa de Colisão em Vidro da ABC, American Bird Conservancy
Daniel Klem, Professor de ornitologia e biologia da conservação no Muhlenberg College
Augusto João Piratelli, Professor Titular e Chefe do Departamento de Ciências Ambientais (CCTS) da Universidade Federal de São Carlos 
Matthew Shirts, Co-fundador de @fervuranoclima, diretor de @worldobservatory e ex-editor da @NationalGeographicBr  - moderador

19h30 - Soluções arquitetônicas para mitigar colisões

materiais já disponíveis e aplicados com sucesso em edificações

Stefan KnustDiretor de Sustentabilidade no Ennead Architects e membro do Bird Safe Building Alliance
Michael Mesure, Diretor Executivo do Fatal Light Awareness Program (FLAP) Canada
Betania Danelonarquiteta gestora nacional da equipe técnica da Guardian Glass. 
Bernardo AraujoArquiteto e Gerente de Projetos em Linha2 Arquitetura, MBA em BIM - moderador

18h00 - Legislação amiga das aves

Como tornar as edificações menos impactantes

Bryan Lenz, Diretor do Bird City Americas e Gerente do Programa Glass Collision da ABC, American Bird Conservancy
Dep. Federal Rodrigo Agostinhoambientalista e Deputado Federal do Estado de São Paulo
Dra. Luciana Imaculada de PaulaPromotora de Justiça do MPMG, Coordenadora Estadual de Defesa da Fauna do MPMG
Maurício SchneiderConsultor Legislativo da Câmara dos Deputados - moderador

19h30 - Estratégias para sensibilização

Como sensibilizar o público, legisladores e executivos municipais

Pedro Develey, diretor executivo da SAVE Brasil 
Paulina Chamorrojornalista, apresentadora e consultora de comunicação em sustentabilidade
Ananda Porto, jornalista, apresentadora do programa Terra da Gente - TV Globo Campinas

Luciano Limaornitólogo, pesquisador do Observatório de Aves do Instituto Butantan, Gestor de Sustentabilidade do Grupo Biophilia - moderador

20h20 - Dinâmica de Grupo

Formulação de documento

Após o último painel será realizada uma dinâmica de grupo para estimular a participação dos inscritos a contribuírem na elaboração de um documento com recomendações e iniciativas a serem tomadas.


convidades

Ananda Porto

Terra da Gente (TV Globo Campinas)

Repórter do programa Terra da Gente produzido pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo. Coordena o site e as redes sociais do programa e apresenta o quadro do Terra da Gente no Jornal Bom dia Cidade da EPTV.

Augusto Piratelli

Universidade Federal de São Carlos

Biólogo com Mestrado em Ecologia (UNICAMP), Doutorado em Zoologia (Unesp – Rio Claro) e Pós-doutorado pela University of Missouri (EUA). É professor Titular e Chefe do Departamento de Ciências Ambientais (CCTS) da UFSCar Sorocaba. Foi editor-chefe da Revista Brasileira de Ornitologia e Editor Associado da Revista Biota Neotropica. Atualmente é editor associado da Revista de Biologia Neotropical, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ornitologia e Editor do Boletim da Sociedade Brasileira de Ornitologia.

Bernardo Araujo

Arquiteto

Arquiteto e Urbanista pela UFMG, MBA em BIM pelo INBEC/UNIP. Gerente de Projetos em Linha2 Arquitetura e membro fundador da CBIM-MG. Premiado em Copenhague, São Paulo, Belo Horizonte, Salt Lake City e Porto Alegre.

Betania Danelon

Guardian Glass

Gestora nacional da equipe de gerentes técnicos da Guardian Glass. Atuante há 20 anos no mercado da construção civil, sendo 9 deles dedicados à Guardian. Graduada em Arquitetura e Urbanismo e cursando MBA em Construções Sustentáveis

Bryan Lenz

American Bird Conervations

Diretor do Bird City Americas e Gerente do Programa Glass Collision da ABC, é Ph.D. em antropologia biológica pela Tulane University, onde estudou o impacto da criação de gado numa comunidade de primatas na região central da Amazônia.

Christine Sheppard

American Bird Conservancy

Ph.D. em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Cornell University. É diretora do Programa de colisões de vidro da American Bird Conservancy desde 2009. Liderou esforços instrumentais para mitigação de colisões de pássaros, incluindo testes e avaliação de materiais, a publicação do manual Bird-friendly Building Design e  do LEED Pilot Credit 55: Bird Collision Deterrence.

Daniel Klem Jr

Muhlenberg College

Ornitólogo americano, conhecido por sua pesquisa pioneira na mortalidade de aves devido a janelas de vidro. É professor de ornitologia e biologia da conservação em Sarkis Acopian no Muhlenberg College. Klem obteve seu bacharelado na Universidade Wilkes e seu mestrado na Universidade Hofstra.

Luciana Imaculada

Ministério Público - MG

Promotora de Justiça do MPMG, Coordenadora Estadual de Defesa da Fauna do MPMG, Mestre pela UFOP, Doutoranda em Ciências Animais pela UFMG

Luciano Lima

Observatório de Aves

Ornitólogo, pesquisador vinculado ao Observatório de Aves do Instituto Butantan, consultor científico do programa Terra da Gente e Gestor de Sustentabilidade do Grupo Biophilia

Matthew Shirts

Fervura no Clima

Co-fundador de @fervuranoclima, diretor de @worldobservatory e ex-editor da @NationalGeographicBr

Michael Mesure

Fatal Light Awareness Program Canada
Michael Mesure is the Executive Director of Fatal Light Awareness Program (FLAP) Canada, a registered Canadian charity. A founding member of FLAP Canada, he has been with the organization since it began operations in 1993.

Paulina Chamorro

Vozes do Planeta

Jornalista e produtora do podcast Vozes do Planeta, é colaboradora da National Geographic Brasil e co-fundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos.

Pedro Develey

SAVE Brasil

Graduado em Ciências Biológicas e doutor em Ecologia pela USP. Com sua vasta experiência na área de conservação, gestão e planejamento de projetos, está à frente da SAVE Brasil desde 2004.

Maurício Schneider

Consultor Legislativo

Biólogo, especialização em Sistemática e Biodiversidade Animal, mestrado em Ecologia, doutorado em Ecologia e Recursos Naturais e pós-doutorado em Ciências Ambientais. Trabalhou como guarda-parque, técnico, pesquisador, docente e consultor ambiental. É Consultor Legislativo nas áreas de meio ambiente, Direito Ambiental, organização territorial, desenvolvimento urbano e regional da Câmara dos Deputados. Desenvolve pesquisas nas áreas de Biologia da Conservação, geoprocessamento, legislação ambiental e políticas públicas.

Rodrigo Agostinho

Deputado Federal

Ambientalista e Deputado Federal (SP). Mestre em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação, na USC e Especialista em Gestão Estratégica pela USP. Foi gerente-executivo do Instituto Arapyaú (2016-18) e prefeito do município de Bauru. além de membro da Coordena a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e é membro da Diretoria da Frente Parlamentar Mista Ética Contra a Corrupção.

Stefan Knust

Ennead Architects

Diretor de Sustentabilidade da Ennead Architects e membro da Bird Safe Building Alliance. Contribuiu na autoria do LEED Pilot Credit 55 - Bird Collision Deterrence.