14º Encontro Brasileiro de Observação de Aves

AvistarBrasil - 17 a 19 maio- São Paulo (USP)

.

 

"I have attended numerous congresses, national and local meetings, and university symposia. But, Avistar was a unique mix of academic research, conservation biology, public education, outreach, and field information. The thousands of attendees included some of the continents most experienced and accomplished researchers, authors, and field biologists talking and interacting with local families, school kids, bird watchers from across the country, photographers, environmental activists, ecotourism companies, and curious people. The events were fun and informative. The audience for my talk was fantastically engaged, enthusiastic, and curious..."

Rick Prum - Yale University
dias
:
horas
:
minutos
:
segundos

Passarinhadas

#vempassarinhar no Avistar19

Passarinhadas  diárias, com guias especializados

saiba mais!

Congresso Avistar19

aves, ciência, natureza e conservação

Passarinho, ciência e natureza. Tudo para quem gosta de vida ao ar livre e natureza

saiba mais!

Feira

a feira do birdwatching

A maior e mais completa feira de observação de aves. 

saiba mais!

Local

CEPEUSP - portão 21

Avistar tem uma nova e incrível localização, no CEPEUSP - na cidade Universitária - USP

saiba mais!

Oficinas

Atividades práticas

Ilustração, Observação para iniciantes, Fotografia, Vídeo, APPs, Orquídeas, PANcs.. 

saiba mais!

Roda de negócios

Mato Grosso do Sul

Roda de negócios, inciativa pioneira de MS para incrementar o birding

saiba mais!

Voluntários

Venha participar conosco!

O cadastro de voluntários está oficialmente aberto. Participe!

saiba mais!


keynotes

Gláucia Del-Rio

a diversidade de cores e formas das aves

Nascida na periferia de São Paulo, Glaucia cresceu longe da natureza, mergulhada no mundo dos livros, documentários e enciclopédias, onde física, química, e ciências naturais eram os seus temas favoritos. Sempre sonhou em ser professora e cientista, cursou biologia na Universidade de São Paulo e fez estágio no museu de Zoologia da USP, onde se viu cercada de mais de 100,000 espécimes de aves de todos os cantos do planeta. 

Read more

Katherine O'Brien

conexão entre ciência, artes, museus e a comunidade

A Dra. O’Brien é pesquisadora e responsável pela comunicação científica no Museu da Diversidade Biológica da Universidade do Estado de Ohio. É atuante na comunidade científica da cidade de Columbus, em Ohio, onde coordena o programa “Science Pub”. Tem como objetivo aumentar a diversidade em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), desenvolvendo conexões entre as diversas áreas da ciência e o público.

Read more

Neiva Guedes

Neiva, a senhora das araras

Neiva M. R. Guedes, é graduada em biologia pela UFMS (1987) com mestrado em Ciências Florestais pela ESALQ/USP (1993) e doutora em Zoologia pela UNESP/Botucatu (2009). É professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera - Uniderp. É Presidente do Instituto Arara Azul. onde desde 1980 desenvolveu estudos sobre a biologia básica e monitoramento da espécie.

Read more

Ann Prum

series de TV em natureza e ciência

Premiada produtora de TV e cinegrafista, fundadora da Coneflower Studios, , Ann trabalhou em documentários sobre ciência e natureza, alguns deles premiados com Emmys, durante toda a sua carreira. Produziu Sex, Lies and Butterflies, Super Hummingbirds, a série Animal Homes, Original Duckumentary, e Magic in the Air, seu primeiro programa sobre beija-flores. Ann iniciou sua carreira como cinegrafista, trabalhando para Wild America, National Geographic e Discovery. 

Read more

Giselle Mangini

Os bandos mistos das Yungas

Giselle nasceu em Tucumán, uma província no distante noroeste da Argentina e cresceu em uma fazenda em Salta chamada "Ceibalito". Desde que se lembra, costumava andar sozinha pela fazenda observando a natureza, e qualquer ser vivo que encontrasse era registrado no seu "caderno de campo". Sempre se interessou pela natureza e os diferentes mecanismos que todos os animais (incluindo os humanos) têm para viver nela, e imagina que isso finalmente levo-a a estudar Biologia.

Read more

David Lindo

The urban birder

Escritor, apresentador, naturalista, fotógrafo, palestrante, guia de viagens e um tipo incomum de observador de aves. Nascido e criado em Londres, ama tudo que diz respeito à natureza, mas sempre foi particularmente obcecado por aves. Aves urbanas são sua grande paixão, e está sempre atento às aves de rapina, andorinhas, sabiás migratórios e corvos. Ambientalista dedicado, passa grande parte do seu tempo a promover a apreciação e conservação dessas aves nos quatro cantos  do mundo

Read more

Luke Tiller

Contador de gaviões

Luke é originalmente da Inglaterra, e veio para os Estados Unidos em 2003. Atualmente vive em Altadena, California, onde trabalha em projetos de consultoria ambiental, e como guia profissional para companhias como Sunrise Birding, Wildside Nature Tours e High Lonesome BirdTours. É também membro especialista do time de observadores de aves da Zeiss Sports Optics. Viajou o mundo diversas vezes para assistir e contar a migração de rapinantes, em diferentes continentes, e é parte do conselho da Associação para a Migração dos Rapinantes da América do Norte.

Read more

Tim Appleton

Criador da Bird Fair

Tim Appleton é co-fundador e diretor da British Birdwatching Fair, a feira de aves e vida silvestre mais importante do mundo, e foi por 40 anos idealizador e gestor da Rutland Water Nature Reserve, uma das reservas naturais em área úmida mais importantes da Europa. Autor de livros e guias, Tim é inspiração para todos que trabalham a observação de aves como ferramenta para a conservação. A quantia arrecadada pela Birdfair no ano passado eleva o total gerado pelo evento, que é executado desde 1989, para mais de 5 milhões de libras. Esse dinheiro apoiou projetos em todo o mundo, de Madagascar a Sumatra.

Read more

Alvaro Jaramillo

O cérebro do observador de aves!

Jaramillo nasceu no Chile, mas começou a passarinhar em Toronto, onde morou quando criança. Sua formação é em ecologia e evolução, com um especial interesse pelo comportamento das aves. Através da pesquisa e como mochileiro, foi apresentado às riquezas dos Neotrópicos, que percorreu em inúmeras viagens. Dirige a agência de turismo de observação de aves “Alvaro’s Adventures”, e é autor do guia “Birds of Chile” um dos mais respeitados guias de aves dessa país. Além disso, é responsável pela coluna Identify Yourself na revista BirdWatcher’s Digest, sobre identificação de aves 

Read more

Mario Cohn-Haft

Passarinhando nas nuvens

Mario cresceu na Nova Inglaterra, onde seu amor pelos bosques úmidos e áreas silvestres mais distantes o pre-adaptou para o trabalho na Amazonia.  Tendo encontrado seu lugar no mundo, vive desde então no Brasil, em Manaus. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA), e suas pesquisas o levam a expedições em áreas inexploradas e remotas, frequentemente resultando na descoberta de espécies novas para a ciência. Recentemente liderou a primeira expedição de pesquisa na Serra da Mocidade, no estado de Roraima. 

Read more

Loren Buck

Os animais e as mudanças
Este pesquisador da Universidade do Norte do Arizona passou grande parte de sua vida no Alasca, onde estudou os animais e as populações humanas de algumas das regiões mais frias do planeta. O principal interesse de Loren Buck são os ritmos dos animais na natureza, e como as mudanças nas estações e no planeta os afetam determinando estes ritmos. A hibernação e o torpor dos animais e o uso de tecnologias para estudar sua fisiologia e adaptações, desde répteis como os teiús até aves e mamíferos marinhos, são seus objetos de estudo.

Read more

Marco Mello

As redes e a colina de Darwin
Marco Mello é professor de ecologia na USP. Desenvolve pesquisas em síntese teórica, com o objetivo de ajudar a ligar os pontos entre dados e ideias. Seu principal foco de estudo são as interações entre organismos de espécies diferentes, como por exemplo a polinização, a dispersão de sementes e a malária. Sua escolha de carreira foi fortemente influenciada por revistas como Superinteressante e Ciência Hoje, assim como por documentários da natureza. Por isso, hoje se dedica também a divulgar o conhecimento científico para a sociedade.

Read more

Jeffrey Podos

A fauna urbana das ilhas Galápagos

Jeff Podos é professor de biologia na Universidade de massachussets, Amherst, USA. Junto com seus alunos, pesquisa a comunicação acústica dos animais, especialmente aves, e o foco principal de seu trabalho é o mecanismo da produção de som e aprendizado em pardais norte americanos. Em janeiro deste ano, completou seu 15o trabalho de campo nas ilhas Galápagos, onde estuda o canto e a evolução dos famosos tentilhões de Darwin.

Read more

Rodrigo Agostinho

Conservação e política.

Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça ex-prefeito de Bauru, é advogado, ambientalista e político brasileiro. Em 2018, Rodrigo Agostinho foi eleito deputado federal, em março de 2019, foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. É membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática . Integra a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso.

Read more

Rick Prum

A evolução da beleza e as aves

Rick Prum é pesquisador e curador da coleção de Zoologia da Universidade de Yale, de onde é também professor de ornitologia. Estuda a evolução das aves, desde sua forma e função até as razões pelas quais elas são tão lindas e coloridas. Em 2018 lançou o livro The Evolution of Beauty, ainda sem tradução em português, onde fala sobre por que surgiram as cores e o comportamento com os quais estes fascinantes seres vivos nos encantam.

Read more

Horacio de la Iglesia

os ciclos dos humanos e outros primatas
De nacionalidade argentina, Horacio é professor de neurociências na Universidade de Washington em Seattle. Parte de suas pesquisas envolve explorar a forma como ciclos ambientais, como a duração dos dias e os meses lunares influenciam os ritmos de dormir e acordar nos seres humanos e em outros primatas. Trabalha com comunidades indígenas no Grande Chaco, que ainda sem acesso à luz elétrica dependem da luz do dia para suas atividades, e como o acesso progressivo à eletricidade vem modificando seus ritmos naturais.

Karl Mokross

Sistemas sociais mistos em aves de mata atlântica
Possui graduação em Ciências Biologicas pela Universidade Federal de São Carlos (2000), mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) e doutorado em Manejo de Vida Silvestre pela Universidade Estadual da Louisiana (LSU) (2014). Interesses de pesquisa: Fragmentação florestal, movimento de animais em paisagens alteradas e comportamento social de espécies gregárias. Além disso Karl é ilustrador e autor de livros infantis

Read more

Thiago Vernaschi

Ornitologia e iobservação
Thiago nasceu no interior de São Paulo e desde pequeno se interessou por todos os tipos de animais, principalmente passarinhos. Depois de graduar em biologia, escolheu a ornitologia como profissão e nesses quase 15 anos tem se dedicado a estudar os mais diversos aspectos da vida das aves, como anatomia, taxonomia e biogeografia. Já viajou a regiões remotas do Brasil atrás das aves e atualmente mora na selva de pedra paulistana, onde é professor no Departamento de Zoologia da USP. Nos momentos de lazer as aves também estão (quase) sempre presentes, e entre as suas principais paixões estão a pintura e a observação de aves.

Read more

Gonzalo Millacet

Feria de aves
Gonzalo é guia especializado em ecoturismo e fotografo de natureza, e há mais de 20 anos se dedica à observação de aves no Uruguay. É diretor da companhia Birdwatching Tours Punta del Este, e co-fundador do Clube de Observadores de Aves da região. Colabora em diversos projetos de conservação desenvolvidos por ONG’s, governo e universidades, especialmente para a proteção de áreas úmidas em seu país. Foi guia turístico no Parque Nacional de Cabo Polonio, um dos melhores locais para observar aves e lobos marinhos no Uruguay. É o representante de seu país na Feira de Aves da America do Sul,

Read more